O inverno é provavelmente a estação que mais pede uma atenção especial dos proprietários de carros para os efeitos da estação sobre o veículo.

Desde itens e acessórios internos e externos até o motor, tudo requer alguns cuidados extras para enfrentamento da época mais fria do ano.

Segundo especialistas em manutenção e conservação de veículos, o ideal para este período é fazer uma revisão preventiva completa no carro, o que, sabemos bem, nem sempre é possível. 

Portanto, a primeira dica é esta: neste inverno, faça uma revisão preventiva no seu carro. Se não for possível neste momento, então atenção para estas dicas a seguir, elaboradas com carinho pelo Grupo Saga para você e seu veículo passarem bem pela estação mais fria. Se liga aí!



Funcione o ar-condicionado

Se tem um item que costuma ficar completamente esquecido durante o inverno, este item é o ar-condicionado. Mas atenção: isto pode comprometer o bom funcionamento do componente!

Isso porque pode haver ressecamento, devido ao desuso e também ao clima mais seco, de peças que compõem a estrutura do ar-condicionado.

Portanto, durante o inverno, ligue o ar-condicionado do seu carro por pelo menos alguns minutos durante a semana, para movimentá-lo e manter os itens em pleno funcionamento para depois do inverno.

Atenção com a bateria

Os especialistas sempre alertam: temperaturas mais baixas levam ao desgaste da bateria pois, afinal, durante o frio, a reação dos componentes químicos se reduz e o óleo do motor fica mais viscoso.

É por essa razão que se recomenda não desligar o carro em congestionamentos ou mesmo ligar o carro com rádios ou faróis ligados em dias frios.

Outra atenção que se deve ter com a bateria é sempre ficar de olho na carga dela. Uma dica importante para isso: se o motor girar devagar no momento da partida do carro, significa que a bateria está com a carga baixa.

Procure então um mecânico, para saber se é possível uma recarga ou se é necessária a troca por uma bateria nova.

Abasteça o “tanquinho” do seu carro

É importante, quem possui um modelo Flex com reservatório de gasolina, ficar atento ao nível do combustível do “tanquinho”, certificando-se sempre de que o reservatório está abastecido com gasolina aditivada recente.

Verifique e troque, se necessário, as palhetas do para-brisa

Como são feitas de borracha, é comum as palhetas do para-brisa se ressecarem com facilidade durante o período de frio. Por óbvio, esse ressecamento pode prejudicar a limpeza dos vidros, inclusive podendo ocasionar riscos nos vidros. 

Portanto, não negligencie neste ponto: verifique e troque, se necessário, as palhetas durante o inverno.

Calibre os pneus

Uma prática que deve ser frequente durante o inverno é a da calibragem dos pneus. Isso porque, como o ar frio é mais denso, o ar de dentro dos pneus tende a condensar também, fazendo a pressão diminuir a um ritmo mais acelerado.

Portanto, pelo menos uma vez por semana, verifique a pressão dos pneus e reponha as libras necessárias para uma boa circulação do veículo. 

Reponha o reservatório de água do para-brisa

Um dos efeitos do inverno é a neblina, época em que ela mais se faz presente, dificultando assim a visibilidade dos condutores.

Além disso, a neblina provoca o acúmulo de sujeiras nos vidros, o que torna fundamental manter sempre cheio o reservatório de água do seu carro, para auxiliar na limpeza, sobretudo nesse período invernoso.

Gostou destas dicas do Grupo Saga para o inverno que acabou de começar? Maravilha! Então continue acompanhando o Grupo Saga pelos nossos blogs e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!