A cada ano, cresce mais no Brasil o mercado de automóveis eletrificados de todos os estilos. Só picapes e vans híbridos e completamente elétricos já são 77.259 unidades em circulação no país.

Para se ter ideia do crescimento exponencial, em cinco anos, as vendas saltaram de 137 unidades (2017) para 2.851 (2021) sendo que o MINI Cooper S E, com 313 unidades, ficou em quarto lugar entre os mais vendidos.

E a melhor notícia vem agora: dos carros que integram esse top 5, o mais barato é o britânico da MINI, que custa a partir de R$ 249.990, que é hatchback para lá de interessante e que, cada vez mais, tem conquistado apaixonados pelo Brasil.

As grandes vantagens do Mini Cooper S E

Para começo de conversa, é importante pontuar que o MINI Cooper tem uma vocação esportiva e urbana, o que possibilita uma autonomia com uma carga completa de 234 quilômetros. 

Isso significa que o modelo atende perfeitamente bem - tanto para o dia a dia na cidade, quanto para dar uma esticada até uma cidade vizinha ao local onde você mora.

Em Brasília, por exemplo, basta que você preste atenção para perceber que vários locais da cidade já estão equipados de carregadores – locais como shopping e supermercados, entre outros.

A bem da verdade, acelerar um carro elétrico é uma experiência muito divertida, principalmente no Cooper S E. 

O torque, que remete à entrega de força do propulsor é entregue quase que imediatamente, ao passo que no modelo a combustão é preciso esperar os giros subirem. 

Nesse carro, são entregues 27,5 kgfm de torque, o que equivale a um motor 1.4 turbo, por exemplo. Para completar, são gerados 184 cv de potência. Dessa forma, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos.

Outro aspecto interessante é que, no lugar do tanque de combustível, há uma bateria com 96 células divididas em 12 módulos montada sob o chassi. 

Isso confere um centro de gravidade muito baixo, o que melhora a estabilidade. A garantia dessa bateria é de oito anos.

Além do desempenho, a versão avaliada (Top), que custa R$ 279.990, conta com um sistema de som de alta-fidelidade da Harman/Kardon, teto solar panorâmico e um head up display.

Todas as versões são conectadas, ou seja, possuem um chip de dados embarcado. Isso permite, por exemplo, comandos por meio de um aplicativo para partida remota ou para acompanhar à distância o carregamento do veículo.

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre o Mini Cooper SE? Agora, que tal dar um pulo na Saga Mini e faça um test drive no modelo. Você vai se apaixonar ainda mais. Agende aqui.