A X-Raid participa da mais longa prova de rali do mundo com dois novos MINI John Cooper Works (JCW) Plus




Para o Dakar 2023, a X-Raid apresenta dois novos MINI John Cooper Works (JCW) Plus na categoria T1+. Este é um carro que se diferencia significativamente do seu antecessor, que tem dois objetivos principais: vencer a corrida mítica e estabelecer uma referência de sustentabilidade em veículos com motor de combustão interna.


Este carro é mais potente e pertence à categoria T1+ criada em 2022. Os novos kei cars estão reduzindo significativamente o CO2 usando um combustível HVO inovador, um combustível novo e muito mais limpo.



Baseado no MINI JCW Rally, o exterior permanece em todos os lugares. No entanto, a seção frontal é longa e larga, e os para-lamas também são largos. Os engenheiros otimizaram a aerodinâmica e otimizaram o resfriamento dos freios e amortecedores.


No coração do carro está um motor movido a combustível HVO de segunda geração. O biodiesel é feito de óleos vegetais e garrafas PET.


No futuro, o motor será controlado eletronicamente e sem limitadores de fluxo de ar, reduzindo ainda mais as emissões de CO2.


Veja o que disse Sven Quandt, diretor de gestão da X-Raid, sobre a novidade:


‘A sustentabilidade está claramente na linha da frente do nosso projeto MINI JCW Rally Plus com aspecto futurista. No futuro, o desporto motorizado terá de se habituar ao facto de, sem sustentabilidade, não existir mais desporto motorizado. Neste aspecto, foi claramente uma questão de coração para nós irmos operar o novo MINI de forma mais sustentável. 


E finaliza expondo a opinião da empresa sobre o combustível alternativo HVO


‘Na nossa opinião, o combustível HVO é um complemento importante a outras unidades motrizes de baixas emissões – e não apenas no desporto motorizado. O Dakar oferece uma plataforma muito boa para testar este combustível e consciencializar’.